quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Xlink kai, a live alternativa

A pedidos  trago  a vcs uma materia falando da live alternativa  comparando a live origina com a alternativa

Alternativas são bem-vindas e importantes nos games. Em um país em que os amantes do entretenimento eletrônico precisam lidar com altos impostos e vários problemas de infraestrutura, jogar se torna uma tarefa complicada para uma parcela considerável dos brasileiros. Alguns passam então a buscar alternativas para manter o seu passatempo favorito. A X360 mostra o XLink, rede online de Xbox 360 feita por seus próprios usuários.

X 360



XBOX LIVE: A BREVE HISTÓRIA DA MELHOR REDE DE BENEFÍCIOS E JOGOS MULTIPLAYER


XLINK KAI, A LIVE ALTERNATIVA

Considerada a melhor rede online para consoles, a Xbox Live nasceu em novembro de 2002, na época do primeiro Xbox. Sua missão era integrar todos os jogadores em um mesmo local, além de prover benefícios e serviços. Em 2005, a rede foi integrada ao então iniciante Xbox 360 e então a Live deu um passo certeiro em direção ao estrelato. Com uma interface renovada, recursos de chat de voz e uma oferta cada vez maior de conteúdo de mídia (tanto jogos como benefícios exclusivos para um console de mesa), a Xbox Live se tornou uma opção definitiva para qualquer pessoa que quisesse conectar seu videogame à internet para jogar com os amigos.

Dividida entre os planos Silver, que permite a navegação simples pelo conteúdo, mas não o acesso aos jogos multiplayer; e Gold, que valida o acesso às funções multiplayer, a Xbox Live praticamente se tornou um padrão a ser seguido por outras empresas do mercado de entretenimento.

Em constante evolução, a Live se mostra um item fundamental para que o jogador das plataformas Microsoft possa ter uma experiência completa com o seu console. Ainda assim, uma camada considerável do público gamer não tem acesso à rede pelos mais diversos motivos: impossibilidade de pagar a taxa anual, no caso de adolescentes, por exemplo; insatisfação com as políticas de uso do console; e a impossibilidade de personalização do seu local preferido de jogatina. Foi em resposta a estes pontos que o projeto XLink foi criado.

O QUE É O XLINK?


XLINK KAI, A LIVE ALTERNATIVA

Desde que a internet foi inventada, passou a ser refúgio de todos aqueles que procuravam liberdade. Liberdade de escolha, liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade para fazer aquilo que quiser, sem maiores impedimentos ou barreiras representadas por regras. Com essa ideia na cabeça, os programadores TheDaddy e TeXLink, em 2003, tiveram a iniciativa de criar uma alternativa básica e gratuita ao serviço prestado pela Microsoft.

A intenção não era de utilizar a própria Live de maneira gratuita, e sim descobrir um novo jeito de jogar que utilizasse a estrutura de hardware e software já existentes no primeiro Xbox, sem modificação de hardware. O que os dois programadores não calculavam inicialmente era que seus amigos mais próximos se interessariam pela tal rede alternativa e, com o inevitável crescimento no uso, aumentava também a necessidade por um software cada vez melhor para sustentar essa rede.

Depois de alguns meses de desenvolvimento, TheDaddy e TeXlink, com a ajuda da pequena comunidade que usava XLink na época, lançaram a versão definitiva do software: o XLink Kai, que incluía suporte para Xbox, GameCube, PlayStation 2, além dos mais novos consoles.

COMO O XLINK KAI FUNCIONA?


Xlink Kai

Antes de qualquer coisa, o XLink Kai Evolution VII é um software de computador sem custos (freeware) que permite que você use um PC (rodando Windows ou Linux) ou Mac (rodando Windows) como uma ponte para a conexão com outros consoles. É possível conversar por texto e por voz, além de jogar boa parte dos games multiplayer do console. Em todos os consoles suportados, o sistema é o mesmo: o XLink usa as capacidades de rede local (LAN), como o System Link no caso do 360. O seu console é levado a pensar que você está jogando localmente (com outro console conectado diretamente ao seu por cabo), quando, na verdade, você pode estar jogando com um amigo num bairro vizinho ou com um desconhecido na Austrália.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?


XLINK KAI, A LIVE ALTERNATIVA

São dois modos básicos disponíveis no XLink: Messenger Mode e Arena Mode. Quem quer jogar com pessoas que já conhece, usará o Messenger Mode para se comunicar e organizar suas partidas com essas pessoas. É fundamental que os participantes tenham adicionado uns aos outros em suas respectivas listas de contato.

Já no Arena Mode, você se junta a um de milhares de hubs ou “pontos de encontro”, nos quais as pessoas que estão jogando no mesmo console se encontram para se conhecer e se organizar em partidas. Neste modo, fica evidente a semelhança com a Xbox Live, já que não é necessário criar um servidor privado (também chamado de host) para começar a jogar. É tudo feito de maneira quase automática para uma jogatina mais rápida. Trocar de servidor no Arena Mode também é uma tarefa simples, pois o programa conta com essa funcionalidade. Mudar entre Messenger Mode e Arena Mode também é possível e rápido.

Ainda é possível criar Private Arenas (arenas privadas) que permitem que o host (pessoa que estiver organizando e sendo o “servidor” do jogo) estabeleça as regras como mapa preferido, número de usuários aceitos e até funções mais técnicas como a adição de senha à sala e ferramentas de moderação (os famosos “kick” e “ban”, que é chutar e banir da sala, respectivamente).

USAR O XLINK KAI CAUSA ALGUM PREJUÍZO PARA O MEU CONSOLE?


Não. Como não há alteração de hardware ou software no console, não há qualquer perigo envolvido no processo. O XLink utiliza uma funcionalidade própria dos consoles: a conexão por LAN, portanto, também não há risco de banimento pelo uso do serviço ou algo do tipo (mas não é possível garantir que isso permaneça sempre assim). Seu console também não precisa de qualquer tipo de modchip (desbloqueio de hardware) para rodar normalmente o XLink.

QUAL A GRANDE DIFERENÇA ENTRE O XLINK E A XBOX LIVE?


O XLink é uma rede alternativa à Xbox Live e se posiciona de maneira bem diferente à rede da Microsoft. Enquanto o XLink Kai é um serviço gratuito, feito de forma colaborativa por uma base de usuários e programadores que foca em ser uma ferramenta de facilitação da jogatina multiplayer, a Xbox Live é um serviço de entretenimento muito mais amplo.

A Live foi criada para ser não só uma ponte entre os usuários dos consoles Xbox e Xbox 360, mas também uma via de comunicação entre a Microsoft e o jogador. Há uma série de benefícios especiais que justificam os US$ 49,99 cobrados anualmente:

• Chat de voz entre pessoas jogando games diferentes;
• Integração com outros serviços da Microsoft, como o Windows Live Messenger;
• Acesso exclusivo a demos de jogos e/ou a jogos que você não conseguiria de outra forma;
• Gameroom, onde é possível interagir com outros jogadores usando o seu avatar do 360 para jogar os clássicos do arcade dos anos 80;
• Acesso instantâneo a várias redes sociais, como Facebook, Twitter e Last.fm.

Por outro lado, com o XLink, os usuários do Xbox 360 podem jogar diversos games da biblioteca de jogos multiplayer até hoje. Através do XLink, mesmo os games mais antigos poderão ser jogados por tempo indeterminado em multiplayer, sendo a única barreira o número de jogadores disponíveis.

XLINK KAI, A LIVE ALTERNATIVA

Além disso, ao contrário da Live, o XLink depende diretamente da ajuda de voluntários. Dando feedbacks (opiniões sobre funções), transformando o próprio computador em “orbital server” (quando o PC ou Mac utilizado se transforma num servidor para ajudar no processamento dos chats de texto e mesmo na criação das listas de usuários) ou até mesmo alocando recursos da própria máquina para criar uma arena para o Arena Mode (e assim possibilitando mais salas para os outros jogadores). O serviço depende quase completamente do input, da interação e colaboração do usuário. O XLink ainda oferece estatísticas em tempo real sobre o número de usuários do serviço que estão online, a quantidade de games suportados e até o número total de usuários – até o fechamento desta matéria, eram mais de 1.500.000 pessoas.

fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário